top of page
  • Foto do escritorMARIANNA DIB

E ai como esta o seu Psoas?

Atualizado: 16 de set. de 2021

Ainda não conhece o seu Psoas? descubra a importância do Músculo da Alma


Psoas... o Músculo da Alma!


Na malhação, todo mundo fala muito de bíceps, peitoral e adutor, mas o psoas, o músculo mais profundo e estabilizador do corpo, ainda é um ilustre desconhecido para a maioria das pessoas. Por que o psoas é um músculo tão importante, apesar de não ser conhecido pela maioria das pessoas? Estamos acostumados a falar de músculos superficiais considerados mobilizadores, ou seja, que executam os grandes movimentos do corpo. O psoas é um músculo profundo e bem espesso, que conecta a coluna vertebral às pernas, tendo assim grande importância na estabilidade da coluna vertebral e no suporte nas vísceras abdominais. É fundamental na função motora, como, por exemplo, levantar as pernas para andar ou calçar uma meia.

Quais são os sintomas de que há problemas com o psoas? A inatividade, somada a horas na postura sentada, endurece esse músculo, tornando-o não só fraco como encurtado. O resultado disso será dor na frente da coxa, próximo à virilha, com a sensação de “perna presa” (rigidez muscular) nos primeiros passos. Por isso é tão importante levantar de tempos em tempos da cadeira, para “acordar” esse músculo. Bem alongado, o psoas proporciona bem-estar aos músculos da perna e da pelve. Do contrário, vai se tornando fraco e poderá dificultar a marcha

porque não terá mais força para suspender a perna e dar o passo à frente. Como o passo ficará mais encurtado ou arrastado, o risco de quedas aumenta.

Que tipo de exercício deve ser feito para garantir o seu bom funcionamento? Por se inserir na coluna vertebral e no diafragma através de fáscias (tecido conjuntivo), exercícios ligados à respiração promovem a ativação desse músculo mantendo a coluna ereta com suas curvaturas fisiológicas preservadas. Um bom exercício para quem passa horas sentado:

  • desencostar da cadeira um pouco;

  • sentar sobre os ossinhos do bumbum – chamados de tuberosidades isquiáticas;

  • manter a coluna lombar com sua curvatura fisiológica (lordose lombar) com os pés bem apoiados no chão;

  • inspirar abrindo bem o peito, crescendo o topo da cabeça para o teto e ao mesmo tempo empurrando os pés contra o chão (como se fosse levantar);

  • soltar o ar relaxando, mas sem despencar a postura ereta da coluna;

  • repetir umas cinco vezes. O movimento acorda muitos músculos do corpo e renova a atenção para o trabalho.

  • Outro exercício simples é aumentar o passo no andar: isso fará a perna ficar mais tempo em suspensão até a pessoa apoiá-la novamente no solo.

É importante ressaltar que a escolha do repertório de exercícios deve estar de acordo com a avaliação de cada indivíduo, com orientação medica e profissional.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page