top of page
  • Foto do escritorMARIANNA DIB

Você sabia que o Pilates é um ótimo aliado, para tratar dores nas costas?

Atualizado: 29 de jan. de 2020





Você sabia que o Pilates é um ótimo aliado para melhorar a dor na coluna?

Isso por trabalhar especialmente um alongamento total da coluna possibilitando um relaxamento instantâneo que leva o aluno a perceber melhoras nas dores das costas.

O Pilates é um método de atividade física desenvolvido na década de 20 que tem como objetivo principal um conceito chamado Contrologia, que nada mais é do que o controle consciente de todos movimentos musculares do corpo.

A partir desse controle corporal é possível realizar exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio, exercícios respiratórios e como resultado dessa combinação é o alivio de dor na coluna.


Tipos e causas de dores nas costas mais comum...

Dores na Coluna – Cervical, Torácica e Lombar

A dor na coluna é um mal recorrente na sociedade moderna. Vícios posturais aliados à fraqueza muscular e patologias estão sendo apontados como principais fatores intervenientes para ocorrência de dores lombares, cervicais e torácicas.

A prática de exercícios físicos e terapias estão sendo indicadas como forma de intervenção e melhora significativa nessa síndrome. Dessa forma, torna-se necessário determinar quais tipos de exercícios são mais aconselhados para melhora dos sintomas de dor na coluna.

Segue uma breve explicação sobre quais são os tipos de dor na coluna:

Dor Cervical

Estima se que 70% da população terá dor cervical ao longo da vida.

A dor cervical ou “dor no pescoço”, tem como sintoma uma tensão na musculatura do pescoço que pode se mover para dores na mandíbula, dores nos ombros e irradiar para os braços.

É como se houvesse um peso sobre os ombros que gera dor no pescoço, dor de cabeça e as vezes mal-estar.

Ela normalmente é causada por má postura, enfraquecimento muscular dos músculos do pescoço, hérnia cervical e excesso de sobrecarga nos ombros (como mochila e bolsa pesada).

A coluna cervical é composta por 7 vértebras, a musculatura envolta do pescoço possibilita movimentos como rotações e giros, flexão e extensão da cabeça. Quando há dor impossibilita de realizar esses movimentos.

Dor Torácica

A região da coluna torácica é composta de 12 vértebras que tem como função de sustentar e estabilizar o tronco. Realiza esse movimento de flexão e extensão do tronco, e inclinação lateral.

Normalmente a dor torácica é concentrada na região das escápulas (asinhas das costas) ou logo abaixo das escápulas antes da coluna lombar. É um tipo de desconforto que causa uma leve queimadura nas costas, fadiga e cansaço físico.

A dor torácica é causada por má postura, discos vertebrais fracos ou hérnia, muito tempo na mesma posição seja sentado, em pé ou deitado. Falta de exercícios específicos para a região, excesso de peso e utilização de cargas excessivas nas costas (como mochila).

Dor Lombar

A coluna lombar é formada por 5 vértebras lombares e logo abaixo vem o sacro e o cóccix que não entraremos em detalhes. A região da coluna lombar tem como função de flexão e extensão do tronco, inclinação lateral e rotação lombar na região contralateral.

A dor lombar tem como sintoma uma breve queimação na região central ou lateral da lombar, podendo essa dor irradiar para os glúteos. Em casos mais graves como hérnia a dor irradia para a coxa ou posterior de coxa e desce pela perna fazendo caminho nervo ciático.

Ela é causada por má postura, falta de fortalecimento nos músculos anteriores da lombar como o transverso do abdômen, forma errada de pegar um peso do chão, muito tempo na mesma posição, excesso de peso e doenças vertebrais (hérnia, desvios posturais, acidente).

Principais Causas da Dor na Coluna

A dor pode ser resultado da má postura ou esforços repetitivos, sendo facilmente solucionada com repouso e leve massagem no local da dor.

No entanto, quando a dor se torna intensa e constante, é importante ir ao médico para que seja avaliado os sintomas, e seja feito um diagnostico mais preciso.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page