MARIANNA DIB
Pilates & seus Benefícios
Atualizado: 11 de out. de 2022
Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”.

Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, Alemanha. Ele foi uma criança frágil, asmática, raquítica e com febre reumática, porém tornou-se tão determinado a melhorar a sua condição física que devotou-se ao estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio. Ele se especializou numa variedade de esportes como ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e até mesmo artista de circo. Durante este período de transformação física, Pilates começou a formar sua filosofia sobre exercício e saúde, estudando yoga, acrobacia e movimento e condicionamento físico, combinando filosofias de saúde e exercícios do Oriente e Ocidente. Joseph procurava o perfeito equilíbrio do corpo e mente.
Em 1912 ele tornou-se boxeador profissional começou a lecionar ensina auto-defesa a detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra Mundial, de 1914, ele foi exilado, Mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados, atuou como enfermeiro e treinou os feridos de guerra dentro do hospital, adaptando os leitos hospitalares, bem como as cadeiras de rodas, para exercita-los.
Joseph utilizou as molas dos colchões para oportunizar às pessoas o exercício contra uma resistência fixa, promovendo ganho de força e flexibilidade com os exercícios do método que havia criado.
Na Europa em 1918 estourou um surto de Gripe Espanhola que matou milhares de pessoas. Felizmente nenhum paciente treinado por Joseph sucumbiu á doença.
Anos mais tarde Pilates começou a treinar um famoso boxeador da época, que teve grande êxito em sua. Como premio, Pilates ganhou um apoio para a abertura de um estúdio em Nova York, fundado em 1926. Seu método foi batizado como Contrologia.
Joseph Pilates foi procurado por uma famosa bailarina com uma grave lesão no tornozelo e estava fadada a cirurgia. Naquela época, as técnicas fisioterápicas eram primitivas, e uma cirurgia significaria o fim da carreira dela. Joseph não só evitou a cirurgia, como promoveu também a volta de sua aluna aos espetáculos. E dessa forma o método despertou interesse nos demais dançarinos, circenses e pessoa com patologias diversas.
Não Poderia ser diferente os estúdio hoje em dia no Brasil e no mundo estão cheios de alunos apaixonados pela técnica, os benefícios do pilates são inúmeros, como :
Tonificar a musculatura
Melhorar a flexibilidade
Fortalecer os Músculos mais profundos do corpo
Evitar e reabilitar lesões
Manter um corpo definido
Entre outro inúmeros benefícios
Com foco no centro de força ( Abdômen, glúteos, parte inferior das costas) os resultados estéticos são incríveis!!
